top of page
“Para que não se esqueça. Para que nunca mais aconteça.”

O Projeto Claustro busca resgatar a memória de Porto Alegre durante a Ditadura Militar Brasileira
(1º de abril de 1964 a 15 de março de 1985). Com inúmeros presos, desaparecidos, torturados e assassinados, o período se caracterizou pela imposição de um governo opressor frente à sociedade.

Apesar de os militares não admitirem esses anos sombrios da história brasileira, em 2011, foi criada a Comissão da Verdade, para investigar e reunir materiais a fim de confirmar e resgatar essas narrativas.

Em Porto Alegre, com base em relatos e documentos, foram demarcados mais de 20 locais que serviram de cenário para as ações dos militares. Esses lugares fazem parte do projeto Marcas da Memória, que assinala os endereços com uma placa na sua fachada, para lembrar os anos de chumbo.

O projeto Claustro visitou alguns desses locais para mostrar como estão atualmente e recordar um passado de dor e violência. Outros lugares onde também ocorreram as mais diversas formas de tortura estão indicados no Mapa Interativo.

Projeto por Ana Carolina da Silva Lisboa Barros, Carolina Teixeira Goyer, Gabriela de Barros Silva, Nathália Pessel e Rafaela Wiedemann.

Técnica de Iasmine Lopes.

 

Produção realizada para a cadeira de Projeto Experimental Audiovisualsob orientação dos professores André Pase, Fabio Canatta e Sílvio Barbizan.

FAMECOS - PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Novembro de 2016.

bottom of page